terça-feira, 13 de outubro de 2009

Mais uma dos meus Catraios

Hoje, na escola ao lado, estava uma ambulância do INEM. Claro que causou grande alvoroço nas minhas crianças. Foram todos para a janela para tentar perceber o que se estava a passar. Mas como não se via nada, apenas a ambulância parada à porta da escola, começaram a falar sobre o que poderia ter acontecido. Uma das minhas meninas disse: "se calhar alguém sentou-se mal" (ela queria dizer sentiu-se) então um dos colegas, que percebeu o erro, disse muito rapidamente e com ar de gozo: "pois, se calhar sentou-se mal e caiu da cama abaixo".

Eu tenho mesmo que começar a andar com um bloquinho no bolso e começar a apontar o que eles dizem...às vezes tenho mesmo que sair da sala...

Agora uma dos meninos da Ana (grupo dos 3 anitos). Sempre que começa uma estação do ano, falamos sobre o que vai acontecer, sobre as mudanças, etc. Fazemos também trabalhinhos alusivos ao tema e decoramos as salas de acordo com a estação em que nos encontramos. Sensivelmente uma semana depois de começar o Outono, e depois de muitas conversas sobre o tema, a Ana estava a contar uma história que falava do sono e de sonhos. A determinada altura a Ana pergunta aos meninos: "o que acontece quando estamos a dormir?" e as crianças responderam em coro: " o Outono!!!!"

É por estas e por outras que os nossos dias nunca são iguais. Trabalhar com crianças nunca se torna monótono. Há sempre surpresas...

Sem comentários:

Enviar um comentário