sexta-feira, 10 de julho de 2009

Feliz

Pois, nem sempre tudo é mau. Nos últimos dias tenho recebido algumas boas notícias. Nada que se relacione directamente comigo mas, ver os outros felizes também me faz feliz. Ainda mais quando sou das primeiras a saber das novidades. É claro que não posso contar...isso compete a cada um dar as noticias a quem quiser e quando quiser.

Mas ontem fiquei muito contente quando me disseram que as nossas festas, reuniões, actividades têm feito com que as pessoas se sintam menos sós, menos perdidas e que passem a ver a vida com outros olhos. Que conseguem "aprender" alguma coisa comigo e com os outros.

Sempre tentei aproximar a familia da escola, e tenho conseguido. Mas o que para alguns é uma simples festa para outros é uma troca de experiências, é conhecer outras pessoas que têm os mesmos problemas, as mesmas preocupações. É também uma forma de nos conhecerem melhor e de confiarem mais em nós.

Percebi que realmente Os Catraios fazem a diferença. Não só com as crianças mas também com os pais e outros familiares. É muito bom saber que contribuimos para a felicidade de tanta gente.

As férias da escola começaram à pouco tempo, mas já tive a visita de muitos dos meus antigos Catraios. Nem imaginam a alegria que isso me dá. Uma das mães disse-me que Os Catraios vão ser sempre não a segunda mas sim a primeira casa do filho.

Tudo isto é a recompensa do trabalho e esforço que tenho (não sou só eu, claro) ao longo do ano. Mas vale mesmo a pena. Às vezes dizem-me : "quando tens um tempinho livre, tens que inventar alguma coisa para o ocupar". E é verdade. Tenho andado a trabalhar nas fotos que tirei ao longo do ano. E realmente, tem sido um ano cheio, passeios, actividades, almoços, jantares. Há sempre uma desculpa para uma festa.

Sei que nem toda a gente pensa assim, mas não me importo. Desde que os meus Catraios continuem felizes e que veja também a felicidade nos pais, o que outros pensam ou dizem não importa.

Eu cada dia que passa me sinto mais realizada e com mais força para fazer melhor.

Obrigado a todos os que me têm apoiado. Muitas vezes mesmo sem repararem. Às vezes pequenos gestos, simples palavras fazem a diferença.

Vou confessar uma coisa. Há mais ou menos um ano e meio, pensei fechar o infantário. Estava muito cansada e com muitos problemas, já não estava a aguentar. Mas houve uma festa em que um pai (de uma criança que ainda frequenta os Catraios) que disse duas ou três frases que me marcaram de tal forma que resolvi arranjar forças e continuar. Tenho quase a certeza que ele nem sonha que aquelas poucas palavras conseguiram mudar a minha vida e consequentemente a de tantas outras. Nem ele nem ninguém conheciam os meus planos, mas mesmo sem querer falou na melhor altura. Acabei por fazer algumas mudanças, hoje não sei se as mais acertadas. De qualquer forma foi o que me pareceu melhor na altura. Por um lado foi muito bom, mas por outro custou-me imenso.

Mas eu não sou pessoa de me arrepender das atitudes que tomo. Quando as tomo é porque acho que são as melhores. Depois não vale a pena o arrependimento. Tenho é que aprender com os meus erros. Eu sou quase sempre muito positiva e, embora não pareça, tenho uma grande força interior. Estou sempre pronta para andar para a frente sem perder tempo a pensar no passado.

Mais uma vez obrigada a todos os que acreditaram em mim e nos que continuam a acreditar.

6 comentários:

  1. Sabes, o que mais pena tenho é de a minha Ines ter crescido...

    Não existem sitios perfeitos eu sei, mas nem nós conseguiremos alguma vez ser perfeitos, no entanto esse foi o local mais que perfeito para criar a minha menina. O que ela é hj devo-o mto a ti e á tua equipa.
    Lembras-te do feitiosinho dela? De como tinha de ser td feito como ela queria? E aquela vez que apareceu peixe debaixo da mesa? Ou do 1º dia de aulas de musica que é "embirrou" com o professor???
    Mas para mim mais importante que todas as actividades foram os convivios que existiam entre pais e filhos.
    Houve mta gente que me desiludiu, mas como em td na vida, ha que deitar isso para tras das costas. Sempre tive mta pena de haver pais que nunca souberam dar valor aos convivios. Sempre achei importante conhecer os pais dos amigos da minha filha e acima de td ela saber que nos estavamos sempre presentes.
    Mais contente ficava, quando sabia que nada disso acontecia nos outros infantarios.

    Hj os tempos sao outros. A Ines ja esta crescida e não tarda já nao quer nada com a mãe.
    Fico feliz por continuar a participar nos convivios dos Catraios e mais feliz por ver grande união entre os pais. Isso é mto bom para as v/ crianças.

    E quanto a ti Isabel, nunca desistas...e deixa-os falar. Sabes, as vezes as criticas destrutivas deixam-nos mais fortes e com mais vontade de trabalhar. Continua!!!

    Ah e outra coisa, que se calhar nunca te disse,mas acredita que ter participado nos v/convivios ajudou-me bastante a dar a dar a volta por cima e como escrevestes lá em cima têm ajudado outras pessoas.

    Obrigada por td...

    ResponderEliminar
  2. Nem penses... ainda tens um projecto para realizar, lembras-te? Então, eu sou uma daquelas pessoas, de que as festas que TU organizaste serviram para eu, possivelmente voltasse a ser feliz. Durante este tempo todo, foram o meu escape. Tenho que te agradeçer imenso, não só por isso, mas por cuidares do meu bem mais precioso, a minha vida, a razão pela qual eu acordo todos os dias e luto.

    Eu também perdi tudo e foi nos catraios que eu encontrei alegria. Conheçer pessoas novas, conversar e ver que os problemas pelos quais eu passei, são tão comuns, e o mais importante, ver que a minha filha, se sentia feliz. Nunca esta menina me disse que não queria ir para a escola, ou fez birra de manhã. Mas enfim, continuo a contar contigo para que orientes e nos ajudes na educação da minha pequena até... e quem sabe, se não podes ter que me aturar ainda mais uns anitos...

    Coragem. Sabes que podes contar com os pais dos teus Catraios.

    ResponderEliminar
  3. Um bem haja ao "pai" que disse as tais palavras..e claro, um grande obrigado por não teres desistido!!
    No meu entender, a grande diferença d'Os Catraios é o amor e a dedicação com que tu, a Ana, a Beta e o Aires se entregam em cada dia de "trabalho"!! Depois..é tão bom sabermos que podemos confiar os nossos tesouros, num ambiente saudavel, de respeito e amizade. Sim porque para mim, mais do que a Educadora da Íris, és uma grande amiga, que eu respeito e por quem tenho grande admiração.

    Espero que consigas realizar todos os teus projectos e que eu possa presenciá-los e continuar a fazer parte deles.

    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  4. Olha querida sabes muito bem a minha opinião em relaçao a isto...tu és a vida daquela escolinha onde pais e filhos se sentem tão bem! Sabes disso e todos nós sabemos...não vale a pena repetir-me mas subscrevo o que as outras mamãs disseram! Espero que ainda venhas ajudar-me a criar mais um catraio! Tu melhor que ninguem sabes bem fazer isso!

    ResponderEliminar
  5. Eu continuo a dizer que tu Isabel tens magia no olhar e nas palavras, fazes a diferença, e tem sido notório na evolução da iara, obrigada por tudo e só peço a Deus que ela continue...e tu nunca vais desistir, essa palavra não consiste no teu vocabulário, tens um jardim cheio de flores lindas à tua volta que te ilumina e te faz seres a pessoa bonita que és...um beijinho grande e obrigada.
    Cristiana

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigada às cinco pela força e apoio que me têm dado. Umas à já alguns anos, outras mais recentes. Mas a parte de desistir já pertence ao passado, não se preocupem. Mas sabem, eu às vezes também vou um pouco abaixo, por pouco tempo...passa rápido. Agora está tudo bem. Sinto-me muito bem, muito feliz e realizada. Nunca suficientemente feliz nem realizada e é isso que me faz continuar a lutar. E claro que conto com vocês e com muitas outras pessoas. Eu acho que sozinhos não conseguimos muito. Juntos é mais fácil. E as coisas fantásticas que temos feito, tem sido um trabalho de equipa. Equipa essa em que estão incluidas. Vou continuar a chatear-vos muito e a incertivar-vos a participar em tudo o que me for lembrando. E já sabem, as ideias são sempre bem vindas.

    Mais uma vez, obrigada por tudo. Beijinhos para vocês.

    ResponderEliminar