quinta-feira, 30 de julho de 2009

S.Martinho do Porto

E hoje fomos até S.Martinho de comboio. Foi óptimo. Apesar de neste momento me sentir exausta. As crianças portaram-se muito bem. Deu para aproveitar muito bem o dia. Passaram o dia a brincar na areia e as idas à água também correram muito bem. Houve muitas crianças que me surpreenderam. Não imaginava que gostassem tanto de andar na água.
Incidentes a registar: o facto de termos perdido a mochila da Bruna. Foi muito chato, mas apesar de termos verificado se não tinha ficado nenhuma mochila, não o conseguimos evitar. Mesmo assim o balanço é positivo.
Achei muita piada ao Eduardo que só pensava em comer. Passou o caminho para lá a verificar se eu ainda tinha o lanche dele. Assim que chegámos disse que tinha muita fome. Fomos primeiro à água, mas ele pediu logo para ir para a toalha. Ao almoço comeu até não poder mais, mas passado uma horita já andava a petiscar. E acho que nunca perdeu a lancheira de vista...Estava muito entusiasmado porque hoje levou lanche, tal como os irmão mais velhos costumam levar para a escola. Penso que sentiu que já era muito crescido.
Tenho que agradecer aos meus meninos mais velhos que ajudaram os mais novos até à praia e no regresso. São uns verdadeiros amores ( Bárbara, Luís Carlos, Pedro, Rita, Rodrigo Coroa, Xavier e Alexandre). Todos os outros também se portaram muito bem. Obrigada a todos.
Também agradeço a todas as que nos acompanharam: Andreia (mamã Lourenço), Sandra (mamã Rodrigo Ferreira), Gabi (mamã do Tomás), Paula (tia do Marco) , às Anas Sofias e à Avó e à tia do Tomás.
No regresso muitos acabaram por adormecer. Estavam muito cansaditos, foi um dia cheio de brincadeira...
Entretanto repetimos. Vale a pena.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Regresso

E voltei ao trabalho...Só fui trabalhar um bocadinho porque fui a um casamento. Eu sei, um casamento à segunda feira é um pouco estranho. Mas correu muito bem. Gostei muito. Eu fui fotografar. Espero que os noivos gostem das fotos. Foi um casamento muito simples, com poucas pessoas, mas muito agradável. O almoço foi numa quinta lindissima. Foi um dia bem passado.

Agora é que acabaram mesmo as minhas férias. Amanhã volto então ao trabalho.

Esta semana vamos à praia, mas desta vez de comboio. Vamos todos os anos e as crianças adoram. Para nós é um dia muito cansativo, mas vale a pena. Espero que o tempo esteja bom e que tudo corra bem...

sábado, 25 de julho de 2009

A chegarem ao fim...

E as minhas férias estão mesmo a acabar. Mas estão a saber-me muito bem. Aproveitei para descansar, pôr as ideias em ordem, passar mais tempo com a familia. Está a ser óptimo, só é pena que esteja a acabar. Apesar do que podem pensar, apanhei uns dias maravilhosos. Muito sol e a água hoje estava fabulosa. A Rita passou os dias dentro de água. A Iara sempre bem disposta. Mais 2 ou 3 dias e volta a rotina. Mas agora com mais vontade...Já tenho saudades dos meus pequenitos...Mas ao contrário do que pensei inicialmente consegui desligar e aproveitar bem o tempo. Desligar, desligar, não é bem verdade. Mas pelo menos consegui passar algumas horas por dia sem pensar no que se estaria a passar.
Para a semana estou de volta...

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Mais um ano...

E na segunda fiquei um pouquinho mais velha. Não que me sinta velha...de maneira nenhuma.
Tive um belo dia de anos. Foi o meu primeiro dia em férias. O tempo estave excelente e estive super bem acompanhada, com os meus 3 maiores amores. Também passei o dia a receber telefonemas e mensagens dos meus amigos. É bom saber que se lembram de nós.

Aproveito para agradecer a todos o carinho que tem mostrado. Espero continuar a merece-lo por muitos anos. Obrigado.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

De Férias

Finalmente estou de férias. Há muito tempo que não me lembro de me sentir não anciosa por umas férias. Estou mesmo a precisar de recarregar baterias. Este ano lectivo foi (está a ser) muito intenso. O desgaste foi grande.

Vai ser só uma semanita, mas sair da rotina vai ser fantástico.

Eu sei que não vou conseguir desligar. E vou levar o meu caderninho para ir apontando as minhas ideias. É nestas alturas (e também nas minhas noites de insónias) que surgem a maior parte das minhas ideias. E com o ano a chegar ao fim, já começo a pensar no próximo.

Ás vezes gostava de ter um botãozinho para me poder desligar de algumas coisas. Mas a minha cabeça não para.

Mas as minhas queridas amigas (sabem quem são), não precisam de se preocupar. Vou aproveitar ao máximo estes dias.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Educ@ naWeb .......Pré-Escolar: Para Onde Foi O Zézinho?

Como estão muitas mamãs grávidas e outras a pensar no assunto, achei que este livro podia ser interessante.
E também para aquelas mamãs que ficam muito assustadas com as perguntas dos filhotes.
Divirtam-se.
http://recursosdoeducanaweb.blogspot.com/2009/07/para-onde-foi-o-zezinho.html

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Feliz

Pois, nem sempre tudo é mau. Nos últimos dias tenho recebido algumas boas notícias. Nada que se relacione directamente comigo mas, ver os outros felizes também me faz feliz. Ainda mais quando sou das primeiras a saber das novidades. É claro que não posso contar...isso compete a cada um dar as noticias a quem quiser e quando quiser.

Mas ontem fiquei muito contente quando me disseram que as nossas festas, reuniões, actividades têm feito com que as pessoas se sintam menos sós, menos perdidas e que passem a ver a vida com outros olhos. Que conseguem "aprender" alguma coisa comigo e com os outros.

Sempre tentei aproximar a familia da escola, e tenho conseguido. Mas o que para alguns é uma simples festa para outros é uma troca de experiências, é conhecer outras pessoas que têm os mesmos problemas, as mesmas preocupações. É também uma forma de nos conhecerem melhor e de confiarem mais em nós.

Percebi que realmente Os Catraios fazem a diferença. Não só com as crianças mas também com os pais e outros familiares. É muito bom saber que contribuimos para a felicidade de tanta gente.

As férias da escola começaram à pouco tempo, mas já tive a visita de muitos dos meus antigos Catraios. Nem imaginam a alegria que isso me dá. Uma das mães disse-me que Os Catraios vão ser sempre não a segunda mas sim a primeira casa do filho.

Tudo isto é a recompensa do trabalho e esforço que tenho (não sou só eu, claro) ao longo do ano. Mas vale mesmo a pena. Às vezes dizem-me : "quando tens um tempinho livre, tens que inventar alguma coisa para o ocupar". E é verdade. Tenho andado a trabalhar nas fotos que tirei ao longo do ano. E realmente, tem sido um ano cheio, passeios, actividades, almoços, jantares. Há sempre uma desculpa para uma festa.

Sei que nem toda a gente pensa assim, mas não me importo. Desde que os meus Catraios continuem felizes e que veja também a felicidade nos pais, o que outros pensam ou dizem não importa.

Eu cada dia que passa me sinto mais realizada e com mais força para fazer melhor.

Obrigado a todos os que me têm apoiado. Muitas vezes mesmo sem repararem. Às vezes pequenos gestos, simples palavras fazem a diferença.

Vou confessar uma coisa. Há mais ou menos um ano e meio, pensei fechar o infantário. Estava muito cansada e com muitos problemas, já não estava a aguentar. Mas houve uma festa em que um pai (de uma criança que ainda frequenta os Catraios) que disse duas ou três frases que me marcaram de tal forma que resolvi arranjar forças e continuar. Tenho quase a certeza que ele nem sonha que aquelas poucas palavras conseguiram mudar a minha vida e consequentemente a de tantas outras. Nem ele nem ninguém conheciam os meus planos, mas mesmo sem querer falou na melhor altura. Acabei por fazer algumas mudanças, hoje não sei se as mais acertadas. De qualquer forma foi o que me pareceu melhor na altura. Por um lado foi muito bom, mas por outro custou-me imenso.

Mas eu não sou pessoa de me arrepender das atitudes que tomo. Quando as tomo é porque acho que são as melhores. Depois não vale a pena o arrependimento. Tenho é que aprender com os meus erros. Eu sou quase sempre muito positiva e, embora não pareça, tenho uma grande força interior. Estou sempre pronta para andar para a frente sem perder tempo a pensar no passado.

Mais uma vez obrigada a todos os que acreditaram em mim e nos que continuam a acreditar.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Cinema

Idade do Gelo 3 foi o filme que fomos ver hoje ao cinema. Foi espectacular . E mais uma vez os meus Catraios portaram-se lindamente. Para alguns foi novidade., mas mesmo assim parecia que já tinham ido muitas vezes. Gosto muito de sair com eles. Sabem comportar-se em qualquer situação. Às vezes os pais ficam um pouco assustados por saber que vamos 2 ou 3 pessoas para tomar conta de um grupo de crianças, mas não podem esquecer que o comportamento deles connosco é diferente. É mais fácil tomar conta de um grupo do que de 1 ou 2 crianças. Claro que de vez em quando lá tenho que falar um bocadinho mais alto, às vezes esquecem-se das regras e começam a ver até onde podem chegar. Mas passa depressa...

Quanto ao filme, vale a pena. É muito giro ( para quem gosta deste tipo de filme, claro)

Eu diverti-me e verdade seja dita, não podia estar em melhor companhia.

sábado, 4 de julho de 2009

Os meus Catraios

Mais uma semana que passou. Nos Catraios tudo correu bem. Esta semana fomos até à praia, enchemos as piscinas(que fizeram as delicias de todos) e na sexta fizémos pizza para o almoço. Foi uma semana bem passada. Até os pais se roeram de inveja. Também tive a "visita"(passaram lá 2 ou 3 dias) de 3 antigos "Catraios", que vieram matar saudades.
Ontem fizémos um jantar com os pais que ajudaram na festa de encerramento de ano lectivo. Agora só volto a combinar actividades em Setembro. Para este ano chega.
Eu é que não andei muito bem. Para além das preocupações que já tinha, tive uma crise de alergia (não sei ao quê) e passei 2 dias dificéis,mas agora já me sinto um pouco melhor.
Para a semana, novos planos, novos desafios.

Desabafo...

Acho surpreendente como algumas pessoas não suportam ver outras felizes. Era tão bom se cada um se metesse na sua vida e deixasse os outros viver a sua. Mas não, há sempre alguém pronto a alimentar um boato, a arranjar uma calhandrisse, a infernizar a vida dos outros. Não foi comigo, mas revoltou-me. Estas pessoas conseguem "estragar" a vida dos outros e seguir em frente como se nada fosse. Mas é assim...
Acredito que a única coisa a fazer é desprezar estas atitudes, erguer a cabeça e continuar a viver. Quanto mais importância damos a estas pessoas pior. Temos que ser superiores a tudo isto e viver a nossa vida, passando por cima destas coisas desagradáveis que se atravessam no nosso caminho.