(Re)conhecer, nomear e fazer uma distinção entre sentimentos
Queremos ajudar as crianças a (re)conhecer melhor os sentimentos, a nomeá-los, e a fazer uma distinção entre eles, nelas próprias e nos outros. Assim, aprendem a imaginar-se na perspectiva do outro, o que ajuda a desenvolver a sua consciência social.
Uma capacidade importante é a identificação de sentimentos, com base nos sinais corporais. Gradualmente, as crianças vão sendo capazes de reconhecer o que se sente e o que se faz quando se está com medo, por exemplo. Assim, conseguem melhor identificar este sentimento no momento em que elas próprias o sentem e, mais tarde, também quando uma outra criança ou adulto passam pela mesma situação. Também devem aprender a dar um nome a cada sentimento.
A pouco e pouco e cada vez melhor, conseguem distinguir melhor os vários sentimentos.
Além disso, devem aprender a reconhecer as próprias emoções.
Isto significa: poder e ousar, admitir e aceitar que se está a experimentar uma determinada emoção.
Isto implica: deixar existir o sentimento, não o esconder ou reprimir, mas vivê-lo plenamente.
Isto também significa aceitar que alguém pode estar zangado comigo, sem eu querer fugir desta situação ou ficar deprimido com isso.
Os nossos Catraios falaram sobre sentimentos e as situações em que experimentaram os vários tipos de emoções! |
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